segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Força Física

A gravidade. Não é algo tão pesado assim. Das forças do universo é uma das mais fracas...

ELETROMAGNETÍSMO. é duma lista de quatro, a 3 mais forte. gravidade vem depois...

( lá no xinelo... olha só.)

se você como bom cabeludo tem um pente, já deve ter ouvido falar de eletricidade estática.
(tem gente que leva choque com isso sabia?)
um pente magnetizado(ou eletrizado) pode levantar uma folha de papel, contra qualquer lei de gravidade...

pensa o quanto não tiraram sarro do cara da maça na cabeça (Newton, Guilerme Tell é história.) quando ele veio com esse papo de gravidade. eu não consigo usar a gravidade do meu corpo pra trazer pra mim uma faca que estou com preguiça de pegar... (droga de super poderes!)
Haja massa corporal pra ter gravidade.. olha pra baixo! essa coisa que te segura no chão é enorme! e se você acordou de dia, olha pra cima... esse absurdo de helio e hidrogênio tão quente que nem gazozo é te mantêm em órbita!

enfim, nada que um imã pequeninho não supere em segundos.

O eletron. sabe esse planeta que você viu olhando pro chão. ele é grande e importante, e ele gira. e tambem passeia envolta do sol aquele brilhante, grande e quente do céu. o carinha pequeno também! o eletrom gira em torno de si e isso que gera magnetismo! nussa. tá o seu imã tem uma galerinha supimpa girando lá dentro e por isso ele vence a força da gravidade.

esse é o motivo de inundações e de muita, mas muita fogeuira. mesmo. Nosso esquema de gerar eletricidade é todo por "turbinas". é tipo uma catraca que gira porque algo a fez girar(geralmente agua em movimento, vapor em movimento, vento etc...) e dentro do centro da catraca tem um !eletro-imã! o magnetismo gera descargas eletricas por trocar de polos. mesmo esquema com o ventilador, so que ao contrário... imã com polos opostos se atrai e polos iguais se repele. ele tá no meio e preso então gira e gira e gira e... letron.

tá.. dá pra enchergar um eletron de algum jeito?

os olhos não vêem mas o marca-passo faz toooda a diferença.

um outro dia eu falo de força nuclear... se esse bagulhinho faz estrago só de girar.. imagina só...

Nenhum comentário: